Índice

Breve Histórico das Técnicas de Terapias Naturais

TERAPIA - Parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados das Técnicas Terapêuticas para auxiliar as enfermidades nos doentes.

TERAPEUTA - Profissional que exerce a terapêutica e que conhece as suas indicações.

SAÚDE - É o estado de completo bem estar físico, mental e social de um indivíduo.

DAS TÉCNICAS DESCRITAS ABAIXO, a MASSAGEM é a ÚNICA PROFISSÃO RECONHECIDA POR LEI FEDERAL N. º 3.968 de 05 de OUTUBRO de 1.961.

ACUPUNTURA
Método terapêutico utilizando-se finíssimas agulhas em pontos cutâneos precisos, usada desde milênios, mais conhecido na Medicina Oriental pelos chineses e japoneses, e que consiste na introdução indolor de pontos específicos na superfície do corpo, , com o objetivo de tratar diversas enfermidades.

ANMA
Técnica Terapêutica que consiste na aplicação da Massagem nos músculos do corpo, seguindo as linhas pelas quais os Meridianos percorrem; Melhorando e equilibrando a disfunção orgânica seja relacionado aos órgãos e músculos outros.

AROMATERAPIA
Técnica Terapêutica que aplica os aromas dos óleos essenciais para reequilibrar às disfunções emocionais, energéticas e físicas, atuando na prevenção de doenças, cientificamente comprovada a eficiência como: antissépticos, cicatrizantes, anti-infecciosos e calmante. Amplamente utilizada nas Terapias e sua aplicação externa pode ser em: massagens, compressas, inalações, cosméticos, e outros.

AURA-SOMA
Técnica Terapêutica que através das cores utiliza os elementos da natureza para ajudar o ser humano a viver com saúde, atua eliminando bloqueios físicos, mentais, emocionais e espirituais.

AURICULO-TERAPIA
Técnica Terapêutica é considerada parte importante da Terapia Tradicional Chinesa, e pode ser utilizada tanto como técnica complementar à Acupuntura como técnica principal, possui um corpo teórico independente na análise das enfermidades e nos de distúrbios dos órgãos; Ao observarmos a orelha, nota-se à semelhança com um feto de cabeça para baixo uma forma de simplificar a acupuntura; Nos pontos da orelha, os estímulos exercidos sobre eles, percorrem os ramos nervosos até o tronco cerebral e em seguida até a região do córtex cerebral correspondente ao órgão ou função estimulada, de onde é enviada uma mensagem da glândula hipófise (pituitária) a qual governa todas as glândulas do corpo, para equilibrar as funções do órgão estimulado.

CINESIOLOGIA
Terapia que é realizada através do estudo e da aplicação dos movimentos articulares e posturais do ser humano. Consiste em promover fortalecimento, alongamento e resistência muscular estabilizando as articulações, recuperando e prevenindo lesões articulares; estimula a conscientização postural, corrige os desvios posturais da coluna vertebral através de exercícios específicos, melhora a qualidade de vida com a modalidade aeróbica de exercícios.

CHI KUNG
Técnica Terapêutica que é realizada através da prática de exercícios respiratórios e movimentos harmônicos do corpo, em posições determinadas, proporcionando o equilíbrio e melhorando assim a qualidade de vida do individuo.

CROMOTERAPIA
Técnica Terapêutica que restaura o equilíbrio-energético do ser vivo (corpo etéreo), através da reposição restauração ou regeneração dos seus campos eletromagnéticos em defasagem, utilizando-se de ondas (luz, orgânica, mental e ou ambiental), utilizando-se cores do espectro cromático do sol, ou seja: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (índigo) e violeta.

DO-IN
Técnica Terapêutica Milenar aplicada em pontos específicos do corpo, e através da pressão dos dedos, para reequilibrar a energia vital e promover a saúde para as áreas ou órgãos afetados.

FENG SHUI
Técnica Terapêutica milenar chinesa de harmonização ambiental. Esta técnica estuda e analisa a energia do local, o chi, além de considerar também sua interação com os 5 elementos. A sabedoria milenar chinesa diz que a saúde se compõe de conjunto de fatores: habitação saudável, alimentação correta, prática regular de exercícios, equilíbrio energético do ser humano.

FITOTERAPIA
Técnica Terapêutica que utiliza e valoriza as plantas, nas qualidades e energia, como aliados poderosos na superação da doença e na manutenção da saúde, harmonizando as qualidades e a energia do indivíduo, com base no princípio vital (força vital) comum ao homem e plantas, por fazerem parte da natureza. Desde os mais remotos tempos que as plantas vêm sendo utilizadas para cura de muitas doenças, ela foi transmitida oralmente, de geração em geração, por chás, emplastos, cataplasma e compressas.

FLORAL
Técnica Terapêutica que utiliza a essência das flores que por estarem impregnadas de energias vitais, agem no corpo sutil corrigindo seus desequilíbrios.

GEOTERAPIA
Técnica Terapêutica que se utilizando a Terra (argila / barro - portadora da energia telúrica), no combate às doenças é um dos recursos mais antigos e tradicionais da humanidade. Seu poderoso efeito deve-se à capacidade da terra de reter energia, terapia que pode ser combinada com outras Técnicas Terapêuticas.

GEOBIOLOGIA
É o estudo da interação energética entre o habitante e o habitat, analisando a contaminação elétrica ou eletromagnética, os materiais tóxicos empregados na construção e os efeitos das radiações e da radioatividade terrestres que se apresentam no local onde está edificado o imóvel ou onde será edificado; Estuda ainda, a interação entre todas essas energias e as geradas pelo ser humano. Muitas enfermidades e transtornos sofridos por numerosas pessoas aparecem associados a radiações procedentes do subsolo dos lugares habitados como, por exemplo, falhas ou fissuras no solo, camadas freáticas, alterações do campo magnético terrestre.

HIDROTERAPIA
Através da utilização da água em banhos, escalda-pés, fricções energéticas, fontes naturais, etc., promove-se o reequilíbrio e o retorno da saúde.

HIPNOSE
Técnica Terapêutica que envolve um hipnotizador e uma pessoa disposta a ser hipnotizada; Definimos: como um estado de absorção da atenção do sujeito, focalizada através de uma indução ou de uma autoindução, absorvendo a atenção da mente consciente e isto daria oportunidade da mente inconsciente se manifestar, o que não quer dizer que se perca a consciência. Ocorrem modificações e só num nível muito profundo de transe pode acontecer um desligamento da atenção vigilante, e é quando pode ocorrer amnésia; O estado hipnótico é geralmente caracterizado por: concentração intensa, relaxamento extremo e alta sugestionabilidade.

IRIDOLOGIA
Técnica Terapêutica fundamentada na observação, descrição e comprovação de sinais encontrados na íris. (uma das mais complicadas estruturas do corpo humano - "o olho"); constata-se a partir das marcas ou sinais na íris, pupila e esclerótica (esclera), a condição, sinais refletida nos vários órgãos ou sistemas ou sistemas corporais, das áreas de congestão ou toxidez acumulada.

KIRILIANGRAFIA
Técnica Terapêutica baseada na análise da aura por fotografia obtida através da máquina Kirlian onde o Terapeuta identifica disfunções energéticas e orgânicas.

MAGNETOTERAPIA
Técnica Terapêutica que consiste em restabelecer a saúde através das técnicas de aplicação externa de magnetos em áreas afetadas ou nas extremidades do corpo.

MASSAGEM
Técnica Terapêutica que consiste em conjunto de manobras, aplicadas com as mãos (nem sempre), sobre a pele com finalidades, normalmente terapêuticas ou estéticas, com várias Técnicas e com efeitos distintos atuando de maneira a proporcionar um Equilíbrio Energético e Neurocirculatórias, ou seja: Efeitos sobre o Sistema Nervoso e Circulação de Retorno, Venosa e Linfática.
A denominação MASSOTERAPIA e MASSOTERAPEUTA Foi iniciada no ano de 1.980 em vários Estados do Brasil, reuniram os Terapeutas Naturistas e definiram as nomenclaturas de Massoterapia e Massoterapeuta, englobando assim as Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Quiropraxia, Reflexologia, Yoga, Rolfing, Seitai, Tui-ná, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Reiki, Terapia Prânica, entre outras.

MUSICOTERAPIA
Técnica Terapêutica que consiste através do conjunto de ondas vibratórias nascidas de instrumentos, para harmonizar corpo e a mente.

P.N.L.
Técnica Terapêutica que consiste a estudar os meios de ampliar comportamentos visando resultados, enfocando: o que é, como é e estratégias internas do pensar. Programação Neuro Linguística. - Neuro: refere-se ao subconsciente, este responsável pelas reações psicológicas e fisiológicas, captadas pelos cinco sentidos principais. Linguística: linguagem nos pensamentos, na comunicação com outros e o comportamento.

PODOLOGIA
Técnica Terapêutica que trata do estudo dos pés, o termo origina-se do grego arcaico, onde o prefixo – Pous = Pé, Podos = Pés, e o termo Logos significam: Tratado, estudo, conhecimento; O Podólogo é o Profissional que aplica Terapia nos pés com o conhecimento em Podologia.

QUIROPRAXIA
Técnica Terapêutica utilizada para manipulação e ajustamento da coluna vertebral visando restabelecer a saúde. Os Terapeutas Quiropráticos analisam e corrigem interferências dos nervos da espinha, que podem ser resultado de trauma físico, de interferência durante o processo do parto, tensão mental excessiva, de nutrição falha ou de má postura.

RADIESTESIA E RADIÔNICA
Técnica Terapêutica que tem atuação no campo de estudos para tratar da sensibilidade dos seres vivos às radiações. A palavra "Radiestesia” vem do latim: radius (radiação) e do grego: disthesis (sensibilidade), significando, portanto "a sensibilidade às irradiações".

REFLEXOLOGIA
Técnica Terapêutica não evasiva que, através de estímulos específicos, trabalha pontos reflexos dos pés, mãos e orelhas. Através destes micro-sistemas é possível melhorar, prevenir, equilibrar qualquer disfunção orgânica seja relacionado a glândulas, órgãos, músculos, ossos, e outros.

REIKI
Técnica Terapêutica Natural, que trabalha com energia, através das mãos, que além de ativar glândulas, órgãos, sistema nervoso e imunológico, auxilia no tratamento do estresse e da depressão; Reiki: palavra Japonesa que significa Energia de Vida Universal (Rei - universal e ki - a força da energia vital) que está presente em todos os seres vivos. O Reiki de origem desconhecida, redescoberto por Mikao Usui (final de século XIX).

SAMKHYA
Terapia que usa Técnicas Indianas e Metodologia Ocidental, com um conjunto de abordagens Terapêuticas visando levar a pessoa à auto realização por meio da percepção de que é um organismo bio-psíquico-social, portanto, uma Onitude - uma totalidade multifacetada e única. A TS é a aproximação conceitual, filosófica e técnica entre conceitos da "doutrina descritiva" indiana, elaborada por Kápila (século VII a.C.).

SEITAI
Quiropraxia Japonesa. Técnica desenvolvida pelos Samurais. Tem como objetivo gerar traves de movimentos suaves e precisos, um realinhamento vertebral.

SHIATSU
Técnica Terapêutica que segue os mesmos princípios da Acupuntura com a diferença que não se utilizam agulhas e sim, a pressão do dedo do terapeuta sobre pontos específicos (Shi = dedo e atsu = pressão). Visa restabelecer o equilíbrio energético, a saúde física/ emocional.

TERAPIA PRÂNICA
Técnica Terapêutica Natural aplicada com as mãos, utilizando-se a energia vital contribuído para promover o equilíbrio do corpo energético.

TROFOTERAPIA
Técnica Terapêutica que utiliza os vegetais, hortaliças e alimentos de modo geral, para que sejam utilizados corretamente proporcionando o equilíbrio e melhorando assim a qualidade de vida do individuo.

TAI-CHI-CHUAN
Técnica Terapêutica que através de movimentos suaves e circulares restaura a harmonia e o equilíbrio nos níveis físico, mental e emocional, proporcionando bem estar para o corpo e mente, munindo a vitalidade, promovendo um estado de maior serenidade e adaptabilidade a diversas circunstâncias da vida, por favorecer a saúde resultando a longevidade.

YOGA
Terapia que utiliza um conjunto de Métodos Terapêuticos: Respiração, Postura, Gestos e outros, visando levar a pessoa à reeducar-se do seu interior para o exterior, integrando-se seu Corpo, sua Mente, e Espírito para auto realização.

Fonte:
SINATEN

Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br