Índice

Reflexão sobre a Relação Terapeuta-Paciente

Ao nascermos entramos em contato com duas tendências opostas: a dor e o prazer.

Num primeiro momento, instintivamente, buscamos o prazer sob a forma de alimento e assim, fugimos da dor, da fome, o que nos permite sobreviver.

Na medida em que o tempo passa as coisas se mostram mais complexas, ao ponto de um mesmo objeto poder causar prazer sem fonte de sofrimento morte. No entanto, sem refletir, muitos continuam sua busca inconsciente de fugir sempre da dor. Quando ela aparece sobre forma de doenças e dificuldades e encarada como obstáculo ou ate mesmo como castigo. Sendo assim, o homem trata de suprimi-la a qualquer preço, ou então fica bloqueado sofrendo ainda mais ao experimentar sentimentos de impotência que vão desde a revolta ate a apatia profunda. Se por outro lado compreendermos que o sofrimento e um desafio a ser superado, tudo poderá ser muito diferente.

Estando disposto a conhecer a causa (mesmo a mais remota) de seus sofrimentos, o ser humano percebe que a cada uma dessas lições ele amadurece, aprende muito e se transforma.

Enfim, esse processo de aperfeiçoamento e autoconhecimento nos permite levar consciência ao potencial amoroso que exibimos com tanta plenitude e inocência nos nossos primeiros meses de vida.

A cada nascimento a espécie humana e mais uma vez presenteada com essa possibilidade de consciência. A cada morte presenciada, muitos terão a oportunidade de se fazer a pergunta: "Qual e o significado da vida?".

Estamos vivendo um momento de profundas transformações, bastante propicio para aqueles que querem se transformar individualmente. Como terapeutas devemos compreender com humildade que não basta ajudar as pessoas a se verem livres de seus males, por mais que utilizemos técnicas alternativas, brandas e naturais. Nossa função e ajudar o ser humano a voltar-se para dentro de si mesmo, encontrar ai origem não material de seus problemas e se transformar.

A saúde e, na verdade, um equilíbrio dinâmico de forças. A cada momento nosso corpo físico expressa todo um conjunto de fatores de nossa vida em conflito ou em harmonia. Quando mais sagrados forem nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações, mais saúde de teremos. Neste estado poderemos então ouvir com respeito nosso corações onde residem os anseios mais profundos da Alma.

Fonte:


Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br


Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/sinatenadm/public_html/paginas/artigos/ler_artigo.php on line 124