Índice

MASSAGEM - Profissão Reconhecida por Lei Federal

N.º 3.968 de 05 de OUTUBRO de 1.961. E temos registrado, o Código de Ética do Massagista e do Massoterapeuta®

A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega. Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.

Os Massagistas que ao longo destes anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração. E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns tornaram-se muito conhecidos ao atenderem Jogadores de Futebol. Com o aumento da procura por Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista.

A denominação MASSOTERAPIA/MASSOTERAPEUTA foi assim definida no ano de 1.980 Englobando todas as Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Tui-Na, Shantala, Do - In, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Reflexologia, Yoga, Quiropraxia, Reiki, Terapia Prânica, Rolfing entre outras.

Começamos a estruturar nossa Categoria Profissional, diferenciada e expressiva. Um corpo de Profissionais que utiliza como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (vem do Latim “cura” , antigamente escrita = coera ), que expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, ética, consciência, atenção, preocupação, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

Cuidar de si mesmo, antes de mais nada, pois a palavra TERAPEUTA (vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo, e assim como cuidamos do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona: segurança, bem estar e alívio das dores.

Ser MASSOTERAPEUTA, do seu Corpo constituído por nós Profissionais, com nossas Especialidades Técnicas, nossas ideias, nossos sentimentos e nossa expressão que consiste em nossa ação na comunidade; E assim podemos crescer saudáveis no momento em que estamos vivendo, com os avanços tecnológicos e científicos na área da saúde visando o bem estar das pessoas. A nossa Profissão de MASSOTERAPEUTA se faz necessária integrar-se na equipe multidisciplinar da Saúde, que pelo cuidar reumaniza a relação no ato terapêutico.

Fonte:
Milton Alves
Terapeuta Naturista / Massoterapeuta

Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br