Índice

Atenção - Escolas que ministram Cursos Técnicos

O SINATEN está aberto para atender os Proprietários e Diretores das Escolas para juntos podermos atender as Normas do MEC e CNE.

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO através do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA editaram a RESOLUÇÃO Nº 3, DE 9 DE JULHO DE 2008 que “Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio”, e a PORTARIA Nº 870, DE 16 DE JULHO DE 2008, que “Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação”

CURSOS TÉCNICOS de Terapias que constam no CNCT.

Técnico em Massoterapia - 1200 horas

Aplica manobras de massoterapia ocidental, de massagem oriental Shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor. Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona técnicas massoterápicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicado por prescrição médica e/ou fisioterapêutica.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação Anatomia e fisiologia humanas. Noções de patologias músculo-esqueléticas. Noções de neuroanatomia funcional. Princípios de ergonomia e cinesiologia. Técnicas clássicas e modernas de massoterapia. Princípios de drenagem linfática. Princípios de reflexologia.

Possibilidades de atuação Clínicas de reabilitação. Clínicas estéticas. Associações desportivas. Hospitais. Unidades básicas de saúde e domicílios. Centros de atendimento a idosos. Casa de repouso.

Infra-estrutura recomendada Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de anatomia humana. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de massoterapia.

Técnico em Estética - 1200 horas

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos e recursos estéticos utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação Noções de cosmetologia. Evolução e envelhecimento humano. Anatomia e fisiologia humana. Nutrição. Técnicas estéticas. Biossegurança. Técnicas de atendimento ao cliente

Possibilidades de atuação Clínicas estéticas. Clínicas médicas. Hotéis, academias, SPA e domicílios.

Infraestrutura recomendada Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório básico de anatomia humana. Laboratório de estética. Laboratório de informática com programas específicos.

Técnico em Podologia - 1200 horas

Realiza procedimentos podológicos, a partir de avaliação e exame físico dos pés, selecionando técnicas adequadas aos diferentes tipos de problemas de saúde que os afetam. Identifica lesões elementares externas dos pés, elaborando programa de atendimento com vistas à promoção e à recuperação das funções. Aplica técnicas adequadas de utilização e armazenamento de produtos e equipamentos utilizados em Podologia e de descarte de fluídos e resíduos, para proteção das pessoas contra riscos biológicos e químicos. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre ações de proteção da saúde dos pés.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação Anatomia e fisiologia dos pés. Micologia e Dermatologia. Cinesiologia. Farmacologia aplicada. Biodinâmica e tipos anatômicos dos pés. Patologias relacionadas aos pés e anexos cutâneos Onicoórteses. Cuidados especiais com pé diabético, bem como com outras patologias específicas.

Possibilidades de atuação Clínicas estéticas. Clínicas podológicas. Associações desportivas. Hospitais. Unidades básicas de saúde e domicílios.

Infraestrutura recomendada Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específico. Laboratório de Podologia.

OBS.: Clique em LEGISLAÇÃO e veja a RESOLUÇÃO Nº3 e a PORTARIA Nº870.

Fonte:
MEC/setec/CNCT

http://www.mec.gov.br

Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br