Índice

Massoterapeutas terão Currículo Básico

Matriz Curricular - Organização de um currículo básico oficial para a formação do massoterapeuta

Desde junho de 1999, durante o IX Congresso de Terapias Naturais e o III Congresso Brasileiro de Massoterapia e Terapias Corporais, foi criada uma Comissão de Massoterapeutas, denominada PROMASSO. Composta por representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, esta comissão se reuniu regularmente para organizar uma Matriz curricular que servisse de referencia básica para a formação do Massoterapeuta. Esta Matriz foi elaborada também para servir de proposta para o futuro Conselho Federal de Massoterapia, conforme projeto de lei nº263/99.

A Matriz foi feita totalmente dentro dos padrões exigidos pelo MEC, para a criação de curso de nível técnico de 1200 horas/aula. A partir dela será possível criar e organizar cursos realmente formadores de massoterapeutas. A atenção à comissão foi criar um modelo de Matriz que não restrinja a formação do profissional a uma técnica especifica que seja aberta às diversas linhas terapêuticas já existentes no mercado ou que ainda venham a ser criadas. Ao mesmo tempo, a Matriz e clara quanto à necessidade de um aprimoramento pessoal no âmbito somato-psicoenergético do Massoterapeuta e de uma formação cultural e filosófica que lhe de o suporte para manutenção da postura profissional.

O aluno, formado num curso conforme os padrões da matriz curricular do massoterapeuta, estará capacitado e habilitado ao atendimento profilático, de manutenção da saúde, e ao atendimento terapêutico, com recursos para avaliação de casos e consequente tratamento tanto em nível particular como inserido em instituições de saúde, isoladamente ou em equipe multiprofissional. O aluno terá a base necessária para administrar seus recursos e seu crescimento profissional e estará apto para a formação continuada, com recursos metodológicos para a pesquisa teórica e clinica.

A comissão desenvolveu essa Matriz com muita atenção e carinho. Encerrou seu trabalho em julho de 2000. A matriz esta disponível para qualquer interessado, para pesquisa a aplicação.

Para informações e orientações, fale conosco no SINATEN - Valeria Pasta e Sidnei Donatelli.

Fonte:


Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br


Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/sinatenadm/public_html/paginas/artigos/ler_artigo.php on line 124