Índice

SINATEN consegue junto ao Ministério da Saúde a Liberaço da Venda e Uso de Florais

Desde que o Conselho Federal de Medicina CFM se manifestou sobre as terapias Alternativas, proibindo que os médicos utilizassem as técnicas que falsa opinião de que as Essências Vibracionais conhecidas como florais ou terapia floral estavam proibidas de serem utilizadas por profissionais terapeutas capacitados e pela população em geral.

Em função disto, o SINATEN procurou o Ministério da Saúde na pessoa do Dr. Otavio Mercadante chefe do gabinete do Sr. Ministro, com a intenção de esclarecer este assunto. O sindicato também buscou apoio para esta ação política com a ABREFLOR e com a associação dos produtores de essências vibracionais-PRODEVA.

É bom lembrarmos que as Essências Vibracionais/Florais, não são e nunca foram medicamentos, mas sim ativadores de qualidades mentais de consciência do ser humano, por isto instrumental que desenvolve e expande a consciência do ser humano com relação a si mesmo. Neste sentido pode e deve ser utilizada por qualquer profissional terapeuta e educador devidamente formado e treinado para este fim.

É importante frisarmos que o CFM so tem poder de normatizar os médicos que são profissionais ligados a esta entidade. Não pode nem deve imiscuir-se em assuntos ou técnicas que dizem respeito a outras profissões.

As gestões do SINATEN junto ao ministério da saúde resultaram em um oficio (479/98 de 23/10/98) endereçado ao nosso Sindicato pela Secretaria de Vigilância Sanitária, que contem informações tranquilizadoras e positivas, pois o poder público reconhece que: AS ESSENCIAS VIBRACIONAIS NÃO SÃO MEDICAMENTOS E NÃO CNSTITUEM MATERIA MEDICA SUBMETIDA AO REGIME DE VIGILANCIA SANITARIA.

A terapia floral NÃO E ILEGAL, pois o poder público reconhece que e possível a utilização dos florais, desde que tomados os devidos cuidados com as normas de qualidade na produção que esclareça que não são medicamentos com funções preventivas ou curativas.

É IMPORTANTE ficar claro para todos que um profissional para utilizar as Essências Florais tem que estar habilitado tecnicamente através de um curso de formação, e a forma dos pacientes confirmarem isto, e saber se este profissional esta filiado ao SINATEN e a ABREFLOR.

Tudo isto vem nos mostrar que só estamos começando o processo de institucionalização das essências florais no Brasil, mas que já contamos com apoio de amplos setores da sociedade e também de alguns setores governamentais.

Fonte:


Índice

Fale Conosco! Por favor, preencha todos os campos.
 
 

SINATEN - Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Rua Dr. Neto de Araújo, 397A - Cj.1A - Vila Mariana - CEP 04111-001 - São Paulo - SP - Fone/Fax: (11) 5575 5431
E-mail: sinaten@sinaten.com.br


Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/sinatenadm/public_html/paginas/artigos/ler_artigo.php on line 124